O Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, anunciou esta segunda-feira que a fábrica de medicamentos do país está preparada para fabricar fármacos destinados ao mercado global, após a certificação pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
"Agora temos um certificado internacional. Os medicamentos produzidos aqui podem ser exportados para qualquer parte do mundo. Nesta região, com exceção das fábricas que existem há muito tempo, não há nenhuma igual à vossa", afirmou Filipe Nyusi durante a sua visita à Fábrica Nacional de Medicamentos, situada na província de Maputo, no sul de Moçambique.
O chefe de Estado informou que a fábrica, que atualmente produz 83 tipos diferentes de medicamentos, foi recentemente aprovada pela OMS, depois de várias inspeções, permitindo assim expandir a sua produção para mercados internacionais.
"A unidade já está a fabricar para o mercado nacional, mas está pronta para fornecer a nível global", declarou Nyusi, destacando a capacidade de crescimento e a possibilidade de expandir para a produção de vacinas e injetáveis.
O Presidente de Moçambique sublinhou ainda o elevado padrão de qualidade dos medicamentos fabricados na unidade, acrescentando que o projeto deverá também ajudar a combater a venda ilegal de fármacos, através da maior acessibilidade aos medicamentos, o que ajudará a combater a contrafação.
Aqueles que compram medicamentos roubados terão cada vez menos espaço. Em breve, os medicamentos estarão amplamente disponíveis, facilitando o acesso", afirmou Filipe Nyusi.
A fábrica, inaugurada em 2015, produz milhões de medicamentos por ano e emprega pelo menos 250 trabalhadores, tanto nacionais como estrangeiros, sendo a maioria jovens, realçou o Presidente.
A fábrica está em funcionamento desde 2015 e continua a crescer. Agora, alcançámos um ponto em que estamos prontos para internacionalizar a produção. Temos a marca 'made in Mozambique', certificada internacionalmente pela Organização Mundial da Saúde, o que nos permite vender para qualquer parte do mundo", concluiu o Presidente de Moçambique.
Enviar um comentário