Visita Histórica de Joe Biden a Angola Reforça Relações Diplomáticas e Económicas com os EUA





O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, irá visitar Angola no próximo dia 14 de outubro. A data da visita foi avançada pelo Jornal Económico e confirmada pelo jornal Negócios.

Esta será a primeira vez que um presidente norte-americano visita o país. A deslocação de Biden representa um triunfo diplomático para o presidente angolano, João Lourenço, que tem vindo a apostar numa aproximação aos Estados Unidos.

Durante a visita de João Lourenço aos Estados Unidos, em novembro do ano passado, Biden comprometeu-se a visitar Angola. A decisão de não se recandidatar à presidência dos EUA fez com que outubro fosse a melhor altura para cumprir essa promessa enquanto ainda está em funções.

A viagem de Joe Biden coloca Angola no centro da crescente rivalidade entre os Estados Unidos e a China no continente africano.

Nas últimas semanas, João Lourenço já tinha dado sinais claros de um estreitamento de laços com Washington, como reportado pelo jornal Negócios. Primeiro, cancelou a sua participação no Fórum de Cooperação China-África (FOCAC), que decorreu de 4 a 7 de setembro em Pequim, apesar de ter prometido ao presidente chinês Xi Jinping, em março, que iria comparecer. Este gesto desagradou às autoridades chinesas, conforme noticiado na altura.

Além disso, este mês, Angola anunciou que irá acolher, em 2025, a Cimeira de Negócios Estados Unidos-África. O acordo que oficializa este evento foi assinado por Agostinho Van-Dunem, embaixador de Angola nos EUA, e Florizelle Liser, presidente do Corporate Council on Africa (CCA).


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Imagem do Dia

futebol e actualidades

Cristiano Ronaldo